Bilhões de Transistores!

O senso comum é algo que as vezes me espanta, aliás de certa forma, adquirir conhecimento é uma maneira de não se espantar com coisas obvias, ou até mesmo com coisas não tão obvias assim.
   Por exemplo, ano passado estava eu na minha prova de vestibular e me deparei com isso: 

QUESTÃO 174

"Com o avanço em ciência da computação, estamos próximos do momento em que o número de transistores no processador de um computador pessoal será da mesma ordem de grandeza que o número de neurônios em um cérebro humano, que é da ordem de 100 bilhões.
Uma das grandezas determinantes para o desempenho de um processador é a densidade de transistores, que é o número de transistores por centímetro quadrado. Em 1986, uma empresa fabricava um processador contendo 100 000 transistores distribuídos em 0,25 cm² de área. Desde então, o número de transistores por centímetro quadrado que se pode colocar em um processador dobra a cada dois anos (Lei de Moore)."
Acertei, a questão, mas na época nem computação cursava ainda. Foi o meu primeiro contato direto com a capacidade que os transistores tem de evoluir com o passar do tempo. De maneira obvia, a Lei de Moore diz que a cada ano o centímetro quadrado para um transistor dobra com o passar do tempo. Devido ao avanço da tecnologia,hoje é possível encontrar bilhões de transistores em Smartphones e Processadores de alta categoria.
(Processador Snapdragon da Qualcomm para supercomputadores)
(O processador A12 Bionic da apple para os Iphones conta com 6.9 bilhões de transistores)
Como transistores atuam na unidade microscópica de nanômetros (1x10^-9 metros) e devem regular a passagem da corrente elétrica em átomos, fica fácil entender porque precisamos de BILHÕES deles em CPUS e Processadores.
Autor: David Henrique Souza Santana
Por curiosidade deixarei aqui, artigos e fontes a respeito:




Comentários

  1. A partir do fenômeno de entrelaçamento quântico, o que se pode afirmar em relação a Lei de Moore? Tende a permanecer?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas Embarcados

O aperfeiçoamento do Código Binário.

Componentes do Computador: Dispositivos de entrada e saída