Componentes do Computador: Dispositivos de entrada e saída

  Os dispositivos de entrada e saída são aqueles que fazem a interação entre o usuário e o computador, eles são divididos em "Entrada" e "Saída" conforme seu papel. Sendo os de "Entrada" que fazem a interação Usuário -> Computador ( a seta indica o sentido dos dados) e de "Saída" a interação Computador -> Usuário.

Dispositivos de Entrada:

                                          



  Basicamente esses dispositivos vão transformar a interação do usuário em dados que serão processados pelo computador para efetuar ações condizentes com a interação. Onde ,de mandeira geral, esses dispositivos vão ser compostos por circuito que vai ligar as teclas e um micro-processador, que vai interpretar elas (tomando o exemplo do teclado , neste caso.


Dispositivos de Saída:

                          


  Os dispositivos de saída ao contrário dos dispositivos de entrada, vão transformar os dados computacionais em algo que pode ser visualizado pelo ser humano como imagens digitais, impressões e etc. 




Autor: Gustavo de Farias Souza Almeida


Fontes:
https://www.diferenca.com/dispositivos-de-entrada-e-saida/
https://www.tecmundo.com.br/usb/2437-como-funciona-o-teclado.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Monitor_de_computador


Comentários

  1. A algum tempo percebemos uma mudança do PS/2 para o USB, devido a quais circunstâncias isso aconteceu?? Existe alguma outra tecnologia que possa vim a substituir o USB??

    ResponderExcluir
  2. Bom, para começar vamos entender um pouco sobre essas tecnologias, o PS/2, criado em 1987, é uma tecnologia de conexão do mouse e teclado com o computador (duas portas, uma verde e outra roxa, sendo a primeira para o mouse e a segunda para o teclado). Já o USB (Universal Serial Bus), criado em 1996, com um propósito que lhe da nome , que é ser um conector de série universal possuindo um espaço físico menor e uma maior velocidade. Isso atraiu o mercado na época , fazendo com que a maioria das empresas adotassem esse novo padrão de conexão que perdura até os dias de hoje com novas versões. Tendo em vista que o USB é uma tecnologia que vem se mantendo forte no mercado com novas versões ( USB 3.0 , 3.1 e USB-C ) vemos que é muito difícil superar essa tecnologia, mas houveram tentativas como o Thunderbolt um projeto da Intel em parceria com a Apple, em que criaram uma tecnologia com uma com taxa de conexão 2 vezes maior que o padrão USB (USB 3.0) , chegando a ser usado no MacBook Pro de 2011, mas como vemos hoje o USB ainda segue predominante e provavelmente continuará devido a suas inovções como o USB-C que possui conector menor e mais veloz que seus anteriores. No mais, é isso, espero que tenha respondido a pergunta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas Embarcados

O aperfeiçoamento do Código Binário.