O aperfeiçoamento do Código Binário.
Código binário, código utilizado em computadores digitais, baseado em um sistema de números binários em que há apenas dois Estados possíveis, "Off" e "On", geralmente simbolizado por 0 e 1.
Enquanto que em um sistema decimal, que emprega 10 dígitos, cada posição dígito representa uma potência de 10 (100, 1.000, etc.), em um sistema binário cada dígito posição representa uma potência de 2 (4, 8, 16, etc.) Como demonstra a tabela a seguir:
Quando esse recurso foi inventado e posteriormente adotado como sistema universal para comandar as máquinas? Bem, A primeira aplicação acadêmica notável foi por meio Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) gênio da matemática seus artigos denominados "Explicação da Aritmética Binária" mudaram o rumo da computação. Nascia o pensamento lógico implementado no sistema binário.
"Artigos de Gottfried" |
Nesse sentido, anos mais tarde, George Boole (1815-1864) desenvolveu a Álgebra Booleana, artificio matemático pioneiro em pensamento computacional.
O membro da Royal Academy, ainda definiu a lógica para a computação moderna.
Segundo Boole, Diferentemente da álgebra do conjunto dos reais, onde as variáveis podem assumir valores no intervalo (-¥;+¥), as variáveis Booleanas só podem assumir um número finito de valores.Precisamente, a álgebra Booleana pode assumir dois valores, cada variável pode assumir um dentre dois valores possíveis, os quais podem ser denotados por (F,V) (falso ou verdadeiro) ou (0,1).
Essas funções são determinadas por tabelas: "Tabelas da verdade de Boole".
Admita" 0"para falso e "1"para verdadeiro e divirta-se. |
Esses dois matemáticos de alto calibre abriram as portas para o campo da lógica computacional. No século XX, surgiram os códigos implementados aos circuitos digitais que perduram até hoje graças ao impecável trabalho de Claude Shannon (1916-2001)
O MIT com Shannon definiu a união de códigos e circuitos.
De acordo com Shannon, um sinal de código binário é uma série de pulsos elétricos que representam números, caracteres e operações a serem executadas. O dispositivo "Binary Clock" emite pulsos regulares, e componentes como transistores ligar (1) ou desligado (0) para passar ou bloquear os comandos. No código binário, cada número decimal (0 – 9) é representado por um conjunto de quatro dígitos binários, ou bits. As quatro operações aritméticas fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão) podem ser reduzidas a combinações de operações algébricas booleanas fundamentais em números binários.
Do simples ato de apertar o "botão power" do computador até abrir o navegador na área de trabalho, tudo isso envolve o árduo trabalho desses três gênios aqui supracitados. A linguagem Binária acumula dados e permite que a data se expanda através dos séculos.
Autor: David Henrique Souza Santana
Comentários
Postar um comentário