Componentes do Computador: O Processador (CPU)



  Como retratado no post anterior, o processador é uma das peças fundamentais do computador. Ele é provavelmente o mais conhecido pelas pessoas...Sendo responsável por fazer as operações lógicas e aritimétricas da maquina. Então quem nunca se deparou com a dúvida de quando foi comprar o computador: Qual o melhor processador ?



   Bom, para responder essa pergunta primeiro a gente precisa entender como o processador funciona. Basicamente o processador é composto por transistores que são responsáveis por emular a linguagem binária em aumento e queda de tensão, os quais vão formar pulsos que trazem consigo informações a serem processadas. Esses pulsos possuem uma frequência conhecida como "Clock", essa frequência vai ditar a velocidade em que o processador computa os dados armazenados na memória e os devolve. Com o tempo, não foi mais possível aumentar o Clock, pois ele gera aquecimento devido a energia elétrica envolvida nesse processo. Assim , em 2005, as fabricantes concluiram que a única maneira viável para aumentar o desempenho do processador era incluir mais Núcleos de processamento.


Processador Multinúcleos
Os Núcleos são repartições do processador que vão atuar dividindo os comandos de execução e computando separadamente para uma maior eficiência. Como numa fábrica em que se tem uma tarefa para um funcionário e essa tarefa passa a ser dividida para mais funcionários em busca de uma melhor performance. No entanto, esses núcleos podem ser virtuais , sendo chamados de Threads que funcionam de maneira similar aos núcleos reais, embora com um desempenho mais baixo.


 Tendo entendido os conceitos acima, para escolher o seu processador, primeiramente você precisa traçar seu perfil de usuário ( work station , gaming , escritório ) , e a partir daí checar se atende sua necessidade, além é claro do seu orçamento. Por exemplo, para jogos , o uso do processador vai ser intenso devido aos múltiplos processos a serem executados simultaneamente exigindo uma quantidade boa de núcleos reais e um clock elevado, mantendo um equilibrio com os demais componentes do computador.





















































Autor: Gustavo de Farias Souza Almeida






Fontes: https://www.tecmundo.com.br/processadores/19969-como-e-um-processador-por-dentro-.htm
https://olhardigital.com.br/video/aprenda-a-diferenciar-modelos-de-processadores-e-entenda-suas-capacidades/78554
https://www.youtube.com/watch?v=VXY4U3rzrSQ
https://www.youtube.com/watch?v=L1vfqYWZNgw
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/transistor.htm

Comentários

  1. Bom dia! Parabéns pela sua postagem. Queria saber sobre os processadores Intel e Amd, quais suas principais diferenças e qual deles é o melhor, ou então para qual funcionalidade cada um deles será mais viável.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, desculpe a demora para responder, realmente não tinha visto o comentário. Bom, a Intel e AMD são empresas concorrentes no mercado dos processadores e ambas tem o objetivo de fornecer o melhor serviço. As diferenças são mais voltadas nas prioridades que cada uma dá aos diferentes aspectos dos processadores, sendo a Intel mais focada numa performance quanto ao Clock, comparado com a AMD, que procura uma performance ligada aos núcleos/threads e a distribuição de tarefas entre eles. É bem polêmica a discussão entre qual marca é melhor, então o que eu posso afirmar é que essa é uma questão mais pessoal, a minha opinião é que os processadores da AMD têm um custo-benefício superior aos Intel, tendo performances similares , por exemplo o Ryzen 5 1600 (modelo de 2017) e o Intel i3-8100 ( modelo de 2018), desempenhando até mesmo uma performance superior ao modelo Intel em questão, quanto a jogos em geral.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sistemas Embarcados

O aperfeiçoamento do Código Binário.

Componentes do Computador: Dispositivos de entrada e saída